quarta-feira, 27 de julho de 2016

AS PERNAS são o seu segundo coração!

AS PERNAS E O CAMINHAR ...
 Aqui vai um bom conselho!
 No ser humano, as pernas correspondem a 20% do peso do corpo.
 É onde temos os músculos mais longos (sartorius) e mais fortes (glúteos).
O sangue desce por gravidade mas tem que subir de volta para o tronco.
Entre os músculos e o Tibialis Posterior temos veias e artérias que, por contração, produzem o efeito de circulação do sangue.
 É como se em cada perna existisse uma bomba.

O par de músculos na barriga da perna - os gêmeos -  são ativados cada vez que caminhamos e ainda mais intensamente quando subimos escadas ou andamos nas pontas dos pés.

Muitas horas sentados ou em pé, sem ativação adequada destes músculos, é muito prejudicial a longo prazo para a nossa saúde.
Pernas enfraquecidas por falta de movimento significam patologias circulatórias, falta de equilíbrio, fraco alinhamento postural que pode também resultar em dores articulares e tensões na parte superior do corpo.
 Por isso, caminhe…pela sua saúde!!! E divulgue pelos seus amigos se os quer manter por muito tempo!

Tanto isto é verdade que em consulta com minha cardiologista, esta informou que para viagens acima de 10 horas são indicadas o uso de "meias de compressão elásticas" ou massagens nas pernas, devido a falta de circulação nas mesmas. Esta falta de circulação que apresenta como sintomas pés inchados, dor e varizes nas pernas, complica quando provoca  o entupimento das artérias.
Estes, ocasionados por coágulos de sangue.
>> É por isto que as vezes escutamos que "fulano" chegou de viagem e sem mais nem menos. . . morreu.
>> A partir desta consulta com a cardiologista, comprei dois pares de meias de compressão elástica e todas as vezes que fazemos viagens de avião ou até mesmo de carro em distâncias longas, não deixamos de usá-las.